Expectativa dos investidores é que a taxa de juros da maior economia do mundo seja mantida na faixa de 2,25% a 2,50%.

Por Reuters

30/01/2019

O Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, divulgará nesta quarta-feira (30) a sua decisão sobre a política monetária, e a expectativa dos investidores é que a taxa de juros da maior economia do mundo seja mantida na faixa de 2,25% a 2,50%.

Nas seis semanas desde que um confiante Federal Reserve elevou a taxa de juros em resposta a uma economia norte-americana “forte”, a confiança do consumidor caiu, os preços no atacado enfraqueceram, os mercados financeiros se agitaram e as vendas de moradias caíram.

Além disso, a China tentou impulsionar os empréstimos para sua economia em desaceleração, o Banco Central Europeu reconheceu a fraqueza do crescimento na zona do euro e o Fundo Monetário Internacional cortou sua projeção de crescimento econômico e alertou que o comércio global caiu em meio a disputas tarifárias.

Quando o banco central dos Estados Unidos concluir sua reunião de política monetária nesta quarta-feira, as autoridades do Fed terão que decidir o tamanho do risco que tudo isso representa para a expansão econômica dos EUA.

A tarefa fica ainda mais difícil com o atraso da divulgação de importantes dados econômicos devido à paralisação parcial de 35 dias do governo dos EUA, incluindo relatórios de vendas no varejo e Produto Interno Bruto.

As autoridades do Fed estão “claramente parecendo que estão dando uma pausa…Eles não sabem exatamente o que aconteceu à economia porque os dados não têm saído”, disse Melanie Baker, economista sênior do Royal London Asset Management.

A decisão sobre a taxa de juros está prevista para as 17h (horário de Brasília). O chairman do Fed, Jerome Powell, dará entrevista à imprensa pouco após a divulgação do comunicado.

× Como posso te ajudar?