Dados da Agência Federal de Estatísticas mostraram que a produção industrial caiu pelo quarto mês seguido. UE corta previsão de crescimento da zona do euro.

Por Reuters

07/02/2019

A produção industrial da Alemanha caiu inesperadamente em dezembro pelo quarto mês seguido, mostraram dados divulgados nesta quinta-feira (7), enviando novo sinal de que o crescimento da maior economia da Europa está enfraquecendo.

Dados da Agência Federal de Estatísticas mostraram que a produção industrial caiu 0,4%, contra expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,7%.

Analistas disseram que a queda torna mais provável que a economia tenha contraído no quarto trimestre, o que configuraria recessão após recuo do Produto Interno Bruto no terceiro trimestre.

A queda em dezembro foi liderada pelo setor de construção, onde a atividade encolheu mais de 4%e não pôde ser compensada pelo pequeno avanço na produção manufatureira.

BCE vê crescimento mais lento à frente

Boletim divulgado nesta quinta pelo Banco Central Europeu em seu Boletim Econômico aponta que os indicadores de crescimento da zona do euro surpreenderam para baixo constantemente, sugerindo ímpeto de crescimento mais fraco à frente para o bloco de 19 países.

“Os dados recebidos têm sido mais fracos do que o esperado, refletindo redução da contribuição da demanda externa e alguns fatores específicos de países e setores”, disse o BCE no boletim, que é consistente com a postura de política monetária do banco após a reunião de 24 de janeiro.

“Embora alguns desses fatores devam se desfazer, isso pode sugerir ímpeto de crescimento mais lento à frente”, disse o BCE, repetindo sua postura de que os riscos ao crescimento são de queda.

O BCE deixou inalterada sua política monetária no mês passado, indicando que qualquer nova medida para refrear o estímulo pode ser adiada.

UE corta previsão de crescimento da zona do euro

A Comissão Europeia reduziu nesta quinta suas estimativas e calcula que a economia da zona do euro crescerá 1,3% em 2019, depois de uma uma alta estimada em 1,9% em 2018.

“Esta desaceleração foi mais pronunciada do que o previsto no outono passado (…) devido às incertezas do comércio mundial e a fatores internos das nossas maiores economias”, afirmou o comissário europeu de Assuntos Financeiros, Pierre Moscovici.

Pelas projeções, a Alemanha deve registrar crescimento de 1,1% em 2019, e a França, 1,3%.

A Itália, que anunciou ter entrado em recessão no último trimestre de 2018, teve a previsão de crescimento para 2019 reduzida a 0,2%.

A Espanha, quarta maior economia do bloco, deve crescer 2,5% em 2018 e 2,1% em 2019, de acordo com a comissão.

“A possibilidade de um Brexit perturbador cria incerteza adicional”, disse Dombrovskis, quando o temido cenário de um divórcio sem acordo em 29 de março ganha força no Reino Unido e na União Europeia.

× Como posso te ajudar?