Cenário ainda é de recuperação impulsionado pela liberação do FGTS, segundo levantamento.

Por G1

24/09/2019

O índice que mede a confiança dos empresários do comércio voltou a cair em setembro após uma sequência de 3 altas seguidas, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira (24). O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) passou de 98,7 para 97,2 pontos.

Apesar do recuo, a FGV avalia que o resultado não altera a tendência de recuperação do indicador, que na média móvel trimestral subiu 1,3 ponto.

“A queda da confiança em setembro foi influenciada pela piora da percepção dos empresários com o ritmo de vendas no mês. Para os últimos meses do ano, o cenário ainda é de recuperação gradual do setor, impulsionado pela liberação de recursos do FGTS e das melhoras, ainda que tímidas, da confiança dos consumidores e do mercado de trabalho”, afirmou Rodolpho Tobler, Coordenador da Sondagem do Comércio da FGV IBRE.

Segundo a pesquisa, a confiança caiu em 8 dos 13 segmentos em setembro. A piora do índice foi influenciada principalmente pelo recuo do Índice de Situação Atual (ISA-COM), que caiu 3,6 pontos, ao passar de 95,7 para 92,1 pontos, depois de duas altas consecutivas. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) voltou a avançar (0,7 ponto), atingindo 102,5 pontos.

× Como posso te ajudar?