O Ibovespa fechou em alta no último pregão do mês (30/09), mas não evitou a queda de 4,8% em setembro, o pior desde março, marcado pelo temor fiscal que perdura desde que o presidente Jair Bolsonaro derrubou a ideia do Renda Brasil no dia 15. No trimestre, a Bolsa ficou praticamente estável. Em três meses, o principal índice acionário brasileiro caiu 0,48%.

Lá fora, as bolsas americanas terminaram em alta graças ao tom otimista adotado pelo secretário do Tesouro do país, Steven Mnuchin, afirmando que os congressistas darão uma chance ao pacote multibilionário de estímulos contra os impactos do coronavírus.

A fala do secretário, que garantiu haver um “compromisso razoável” desta vez, ajudou a tirar de lado o pessimismo que reverberava nos mercados após o debate agressivo entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, do Partido Republicano, e Joe Biden, do Partido Democrata.

Por aqui, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que nunca foi proposta da equipe econômica romper teto ou financiar programas de forma equivocada, em referência ao direcionamento de recursos para o Renda Cidadã com a limitação ao pagamento de precatórios.

Em coletiva de imprensa, Guedes disse que seu time está estudando como fazer a fusão de 27 programas que já existem como forma de consolidar um programa de transferência de renda mais robusto, que represente uma aterrissagem após o fim do auxílio emergencial neste ano.

Com estes e outros fatos e acontecimentos em setembro, o Fundo de Investimentos em Ações Amaril Franklin, não teve outro resultado, que não fosse similar ao caminho trilhado pelo Ibovespa mês passado. O Fundo entregou a seus cotistas, desvalorização inferior ao índice, de 3,89% no período.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?