Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa subia na primeira sessão de dezembro, se aproximando dos níveis de antes da pandemia, com o apoio do otimismo de mercados internacionais, diante de dados econômicos fortes da China e esperanças em torno de vacinas contra Covid-19.

O volume financeiro da sessão era de 8,1 bilhões de reais.

Mesmo com a realização de lucros da véspera, o índice acumulou valorização de 15,9% em novembro, o melhor desempenho para o mês desde 1999 (+17,77%).

Os mercados internacionais reagiam a dados industriais da China, que mostravam recuperação acima do esperado. O PMI de indústria do Caixin/Markit subiu a 54,9, ante 53,6 em outubro. Analistas consultados pela Reuters previam recuo para 53,5.

Os investidores também se animaram com notícias relacionadas às vacinas contra Covid-19, de Pfizer, BioNTech e Moderna, que pediram autorização de uso emergencial de seus imunizantes na Europa, após submeterem pedidos semelhantes nos Estados Unidos.

Nesta terça-feira, a B3 (SA:B3SA3) divulgou a primeira prévia da composição do Ibovespa para janeiro a abril de 2021, com a inclusão das ações de Eneva (SA:ENEV3), JHSF (SA:JHSF3) e Unidas Locamerica (SA:LCAM3). Não houve nenhuma exclusão.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?