O Ibovespa fechou em queda na quarta-feira 31/03, o que não impediu que o índice tivesse seu melhor mês no ano, com alta de 6% em março, porém encerrasse o primeiro trimestre de 2021 com perdas acumuladas de 2%.

Os primeiros três meses do ano foram marcados pela preocupação dos investidores com o ritmo de vacinação no Brasil, aumento do contágio do coronavírus aqui e na Europa, aumento da polarização no cenário político doméstico e enfraquecimento do ajuste fiscal. No entanto, algum alívio veio dos Estados Unidos, onde um pacote de estímulos de US$ 1,9 trilhão do governo do democrata Joe Biden ajuda elevar as expectativas para um crescimento maior da economia.

Neste fim de março, as atenções se voltaram ao Orçamento do Governo Federal, o relator da lei orçamentária, senador Márcio Bittar (MDB-AC), pediu o cancelamento de R$ 10 bilhões em emendas. A notícia foi considerada um bom sinal para começar a resolver a crise depois que a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021 foi aprovada no Congresso com diversas manobras contábeis para tirar despesas do teto de gastos.

Outro tema de grande destaque, foi a reforma ministerial. Na segunda-feira (29), foram trocados seis ministros, inclusive o da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e o das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Na terça feira dia 30, foi a vez do comando das Forças Armadas ser substituído, com demissões dos chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. O general Braga Neto, antigo ministro da Casa Civil será o novo ministro da Defesa.

Por fim, março foi o mês com maior número de casos e mortes de Covid-19. O Brasil voltou a bater recorde de mortes 24 h, com 3.668 casos. Além disso, pelo quinto dia seguido, o Brasil bateu o seu recorde de mortes por Covid na média móvel de sete dias, com 2.728 casos, alta de 34% frente à média de 14 dias atrás O total desde o início da pandemia foi de mais de 321.000 mortos, 66 mil apenas em março.

Com um misto de alguns fatos positivos e outros negativos, tanto o mercado quanto o Fundo de Investimentos em Ações Amaril Franklin, apresentaram um excelente resultado para o mês que se encerra. Em Março de 2021, o Fundo entrega 6,80% de valorização, resultado este, além de parecido ao desempenho do Ibovespa, foi bem superior a maioria das modalidades de investimentos disponíveis no mercado, na atualidade.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?