(Reuters) – Os futuros do aço e do minério de ferro na China caíram nesta quarta-feira após a bolsa de futuros de Xangai ter alertado que avaliará “transações anormais” no mercado, que somou-se a tentativas anteriores do governo de controlar a alta das commodities por meio de avisos.

O vergalhão de aço para construção na bolsa de Xangai encerrou o pregão diurno com queda de 6%, a 4.667 iuanes (729,79 dólares) por tonelada, após ter chegado a tocar mais cedo 4.661 iuanes, o menor nível desde 24 de março.

O minério de ferro na bolsa de Dalian recuou 6,1%, para 994,50 iuanes por tonelada, pouco acima da mínima do dia de 992 iuanes, menor nível desde 12 de abril.

A queda nos mercados de aço se intensificou durante a tarde e derrubou matérias-primas, depois que o presidente do conselho da bolsa de Xangai disse em um evento que a bolsa “acompanhará de perto as mudanças no mercado e investigará vigorosamente transações anormais”.

Na bolsa de Cingapura, o minério de ferro caiu quase 6%.

A sessão há havia começado com pressão no mercado devido à chegada da época de chuvas no sul da china e as altas temperaturas no norte, que desaceleram atividades de construção e podem afetar negativamente a demanda por aço e minério de ferro.

“A época de menor demanda no setor de construção está chegando em breve”, disseram analistas da Huatai Futures em nota.

Os preços do minério de ferro já caíram dramaticamente desde máximas recorde tocadas em 12 de maio. O preço spot de referência, para minério com teor de 62%, recuava 17% desde sua máxima até a terça-feira, segundo dados da consultoria SteelHome.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?