Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) – Os contratos futuros do minério de ferro na Ásia recuaram nesta quinta-feira, pressionados pelas perspectivas de uma redução na demanda pela matéria-prima siderúrgica na China, apesar das expectativas moderadas de embarques da Rio Tinto (NYSE:RIO) (SA:RIOT34), maior produtora da commodity.
O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em setembro, fechou em queda de 1,6%, a 1.114,50 iuanes (172,37 dólares) por tonelada, engatando a terceira sessão consecutiva de perdas.
Na bolsa de Cingapura, o vencimento mais ativo do minério de ferro, para setembro, operava em queda de 2,9%, a 189,90 dólares/tonelada.
A Rio Tinto espera que seus embarques de minério de ferro neste ano fiquem no patamar inferior do intervalo estimado, que permanece sujeito às condições climáticas e de mercado.
A australiana Fortescue (ASX:FMG), enquanto isso, superou suas projeções de embarques no ano fiscal completo, com um volume total de 182,2 milhões de toneladas, e fixou o cenário para o ano fiscal de 2022 entre 180 milhões e 185 milhões de toneladas.
A BHP Billiton Ltd (NYSE:BHP) (SA:BHPG34) já havia reportado uma produção de minério de ferro no ano completo próxima ao patamar superior de seu “guidance’, graças à produção recorde de duas minas na Austrália Ocidental.