SÃO PAULO (Reuters) – A Usiminas (SA:USIM5) divulgou nesta sexta-feira crescimento de 30% no lucro líquido do quarto trimestre na comparação anual, a 2,49 bilhões de reais.

O resultado superou as expectativas de consenso do mercado de 1,2 bilhão de reais, impulsionado por correção de créditos tributários e menores perdas com câmbio.

No acumulado do ano, o lucro líquido da companhia subiu a um recorde de 10,1 bilhões de reais, à medida que as vendas de aço atingiram o nível mais alto desde 2013, para 4,8 milhões de toneladas, e as vendas de minério de ferro avançaram a 9 milhões de toneladas, maior resultado para um ano.

A receita líquida do trimestre somou 8,05 bilhões de reais no período, contra projeção de 8,49 bilhões de reais, segundo dados da Refinitiv.

O dado representa uma alta de 47% no trimestre frente a um ano antes, mas queda de 11% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, em meio a volumes sazonalmente menores para aço e minério de ferro.

Paralelamente, a empresa anunciou projeções para 2022, com estimativas de investimentos totais de 2,05 bilhões de reais para o ano e de despesas financeiras líquidas de 150 milhões de reais.

No operacional, a Usiminas espera que sua unidade de mineração venda de 8,5 milhões a 9 milhões de toneladas de minério de ferro em 2022. As vendas de aço foram estimadas entre 1,1 milhão e 1,2 milhão de toneladas para o primeiro trimestre.

(Por Andre Romani e Gabriel Araujo)

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?