O Ibovespa começou a sexta-feira em baixa, mas acompanhou a recuperação dos mercados no exterior e ganhou fôlego no período da tarde. Mesmo com os avanços de tropas russas na Ucrânia, os índices em Wall Street fecharam com ganhos significativos e deram impulso à Bolsa brasileira. O Ibovespa fechou em alta de 1,39%, aos 113.141 pontos, o volume financeiro ficou em R$ 39,3 bilhões.

Na semana, o índice acumulou alta de 0,23% e, no mês, de 0,88%. Segundo alguns participantes do mercado, a reação amena das Bolsas em relação à situação de guerra na Ucrânia tem a ver com as sanções anunciadas até agora, vistas como não tão relevantes.

Os sinais de que os Estados Unidos não vão entrar na guerra aliviou o temor do mercado. A Casa Branca voltou a dizer que não vai enviar tropas à Ucrânia e se colocar numa guerra. Porém, vale lembrar que EUA e aliados suspenderam negociações financeiras com a Rússia, bloqueando transações com bancos do país.

A Casa Branca disse, mais cedo, que retirar a Rússia do Swift, o sistema ocidental de pagamentos, continua sendo uma opção.

Os investidores vão continuar acompanhando a escalada de tensões na comunidade internacional enquanto os russos marcham território ucraniano adentro. Há dúvidas se o conflito armado vai se estender a outros territórios ou ficará restrito à Ucrânia.

Para Rodrigo Franchini da Monte Bravo, a Bolsa brasileira termina o mês próximo da pontuação justa. “Quando a Bolsa chega em um preço justo e ela começa a esperar indicadores econômicos mais fortes ou notícias muito positivas para subir de novo”, afirma Franchini.
Refletindo os acontecimentos de fevereiro, o Fundo de Investimentos em Ações Amaril Franklin, entregou resultado positivo de 0,14%, próximo da estabilidade, em função da grande participação de papéis que compõe o Índice Bovespa.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?