Por Noah Browning

LONDRES (Reuters) – Os preços do petróleo subiam mais de 4 dólares nesta segunda-feira, com o Brent cotado acima de 111 dólares o barril, enquanto países da União Europeia consideram se juntar aos Estados Unidos em um embargo ao produto russo e após um ataque no fim de semana a instalações petrolíferas sauditas.

Os contratos futuros do petróleo Brent subiam 4,48 dólares, ou 4,18%, a 112,48 dólares por barril às 9h50 (horário de Brasília), após um aumento de 1,2% na sexta-feira passada.

Os contratos do petróleo dos EUA (WTI) subiam 4,12 dólares, ou 4%, para cerca de 109 dólares, ampliando a alta de 1,7% na sexta-feira passada.

Os preços subiram antes das negociações nesta semana entre os governos da União Europeia e o presidente dos EUA, Joe Biden, em uma série de reuniões com o objetivo de fortalecer a resposta do Ocidente a Moscou pela invasão da Ucrânia.

Os governos da UE considerarão a possibilidade de impor um embargo de petróleo da Rússia.

Com poucos sinais de abrandamento do conflito na Ucrânia, o foco voltou a ser se o mercado seria capaz de substituir o suprimento russo atingido por sanções.

No fim de semana, ataques do movimento Houthi do Iêmen, alinhado ao Irã, causaram uma queda temporária na produção de uma refinaria Saudi Aramco (SE:2222) em Yanbu, alimentando a preocupação em um mercado de petróleo agitado.

(Reportagem adicional de Sonali Paul em Melbourne e Florence Tan em Cingapura)

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?