SÃO PAULO (Reuters) – A mineradora Vale (SA:VALE3) informou que vai depositar nesta terça-feira, em juízo, valor de 1,2 bilhão de reais referente ao Acordo Judicial de Reparação Integral (AJRI) fechado no âmbito das compensações ao Estado de Minas Gerais devido ao rompimento da barragem de Brumadinho.

Os recursos serão posteriormente transferidos ao Estado de Minas Gerais e revertidos em projetos para melhorias na mobilidade urbana e no fortalecimento de serviços públicos, como pavimentação de estradas e reforma de hospitais, disse a Vale.

O acordo foi firmado em fevereiro de 2021 entre a empresa, o governo de Minas Gerais e instituições de Justiça.

Ao todo, o termo prevê 37,7 bilhões de reais para reparar e compensar todos os danos coletivos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho. Desse total, o valor aproximado de 18,5 bilhões de reais já foi desembolsado pela Vale.

O valor depositado nesta terça-feira refere-se ao pagamento das terceiras parcelas, corrigidas pela inflação, para o Programa de Mobilidade Urbana –com valor estimado de 4,95 bilhões de reais– e ao Fortalecimento do Serviço Público –no montante de 3,65 bilhões de reais.

Os projetos são custeados por esses montantes disponibilizados pela empresa, e geridos e executados pelo governo estadual.

Paralelamente, a Vale tem feito obras para a descaracterização de barragens a montante em função do desastre de Brumadinho, que provocou a morte de cerca de 270 pessoas em 2019.

(Por Roberto Samora)

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?