Investing.com – A nova política de balanço patrimonial do Fed entra em vigor hoje: o Federal Reserve dos EUA está começando a encolher seu balanço, que disparou para pouco mais de US$ 8,9 trilhões após medidas de estímulos monetárias para combater a crise do coronavírus. No entanto, os primeiros efeitos não devem ser sentidos até 15 de junho, quando os primeiros títulos da carteira do Fed vencerão.

Por meio do chamado aperto quantitativo, ou QT, o Fed retira até 47,5 bilhões de dólares do sistema financeiro todos os meses. Essa quantia dobra para US$ 95 bilhões por mês em setembro e, combinada com o aumento das taxas de juros e do mercado de capitais, está levando a um aperto ainda maior nas condições financeiras.

John Williams, presidente do Fed de Nova York, e James Bullard, presidente do Fed de St. Louis, discursam hoje, apenas um dia depois de uma reunião entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente do Fed, Jerome Powell, na Casa Branca. O motivo do encontro foi a crise inflacionária, pois os altos preços nas bombas de gasolina e nos supermercados estão causando problemas para os americanos.

Powell foi uma das muitas autoridades americanas que descreveram a inflação como temporária no ano passado. A questão agora é uma prioridade, não apenas para o Fed, mas especialmente para Biden, que teme por suas chances nas eleições de meio de mandato neste outono devido à alta inflação.

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, admitiu à CNN que subestimou a dinâmica da inflação desencadeada pelos programas de pandemia. “Acho que estava errado na época sobre o curso da inflação”, disse Yellen na terça-feira.

Os preços ao consumidor nos EUA subiram 8,3% em abril em relação ao mesmo mês do ano passado, nível mais alto nos últimos 40 anos.

Por Investing.com Alemanha

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?