É a compra ou venda de uma determinada quantidade de ações. Quando há a realização do negócio, o comprador realiza o pagamento e o vendedor entrega as ações objeto da transação, no terceiro dia útil após a realização do negócio (D+3).
Estratégias
Quando comprar: um investidor compra uma ação para obter um ganho, que pode vir de duas fontes:
-
- Eventual valorização do preço das ações (ou seja, ela subir e valer mais do que o preço que você pagou); e
- Direitos e participação nos lucros distribuídos aos acionistas pela companhia.
Esses fatores dependem do desempenho da empresa e de suas perspectivas futuras.
Quando vender: um investidor vende uma ação quando:
-
- Avalia que suas perspectivas são relativamente menos favoráveis em comparação a outras ações ou outras alternativas de investimento;
- Precisa obter recursos naquele momento.
Preços
Os preços são formados em pregão, pela dinâmica das forças de oferta e demanda de cada papel, o que torna a cotação praticada um indicador confiável do valor que o mercado atribui às diferentes ações.
Sistema de Negociação
As ações são negociadas no Mega Bolsa, sistema eletrônico de negociação. Por ele, a oferta de compra ou venda é feita através de terminais de computador. O encontro das ofertas e o fechamento de negócios são realizados automaticamente pelos computadores da BM&FBOVESPA.
Direitos e Proventos
As empresas propiciam benefícios a seus acionistas, sob a forma de proventos ou de direito de preferência na aquisição de novas ações:
-
- Dividendos: parte dos lucros da empresa, distribuído aos acionistas, em dinheiro, por ação possuída. Por lei, no mínimo 25% do lucro líquido do exercício devem ser distribuídos entre os acionistas
- Bonificação: ação nova, proveniente de aumento de capital, que é distribuída, gratuitamente, aos acionistas, na proporção das originalmente possuídas.
- Direito de Subscrição: preferência de que goza o acionista para adquirir ações novas – lançadas para venda pela empresa.
Custos e Tributos
As operações realizadas no mercado a vista estão sujeitas a:
-
- taxa de corretagem (livremente pactuada entre o cliente e a Corretora que ele contratar). A taxa incide sobre o movimento financeiro total (compras mais vendas);
- Emolumentos;
- Taxas de liquidação.
- Taxa de Custódia, que no caso da Amaril Franklin Corretora contempla o acesso do Investidor ao sistema de apuração de resultados mensais de Imposto de Renda.
O ganho líquido obtido pelo investidor no mercado a vista é tributado à alíquota de imposto de renda vigente, como ganho de renda variável. O ganho de renda variável é calculado da seguinte forma: preço de venda menos preço de compra e menos os custos de transação.