Dado é outro sinal de que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China está afetando as fábricas no restante do mundo também.

Por Reuters

01/10/2018

O crescimento da indústria da zona do euro desacelerou para a mínima de dois anos no final do terceiro trimestre, em outro sinal de que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China está afetando as fábricas no restante do mundo também, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O PMI final de indústria do IHS Markit caiu em setembro para a mínima de dois anos de 53,2 ante 54,6 em agosto e preliminar de 53,3, mas ainda acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.

O subíndice de produção atingiu o menor patamar em mais de dois anos de 52,7, contra 54,7 em agosto.

Preocupação com barreiras comerciais

Os empresários do setor industrial estão cada mais preocupados com as barreiras ao comércio mundial, o que ficou claro com as leituras de indicadores antecedentes. O subíndice de novas encomendas de exportação caiu para a mínima de mais de cinco anos de 50,2, contra 52,0 no mês anterior.

“A indústria da zona do euro desacelerou mais um pouco no final do terceiro trimestre. O setor viu o forte crescimento no início do ano rapidamente perder força para o pior desempenho em dois anos em setembro uma vez que o crescimento da produção e do emprego desacelerou em resposta à estagnação das exportações”, disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

× Como posso te ajudar?