Agência de risco espera que empresa sofra pesados custos de reparação após a tragédia de Brumadinho.
Por G1
28/01/2019
A agência de classificação de risco Fitch rebaixou nesta segunda-feira (28) as notas de crédito da Vale de BBB+ para BBB-. Os ratings da empresa também foram colocados em observação para um possível novo rebaixamento, depois que as ações da Vale despencaram, seguindo o rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho (MG) na última sexta-feira.
Em nota, a Fitch afirma que o rebaixamento reflete a expectativa da agência de que a empresa vá sofrer pesados custos de reparação após a tragédia. A decisão também considera que as multas deverão ser “substanciais”, uma vez que o acidente acontece cerca de três anos após a tragédia de Mariana.
Além disso, a agência espera uma redução de produção no curto e médio prazos, além de possíveis despesas para garantir a segurança das outras barragens da Vale.
No sábado, a agência de risco Standard & Poor’s (S&P) já havia colocado o rating da Vale em observação negativa, alertando que poderia cortar a atual avaliação BBB- da empresa em diversos degraus a depender de multas e da possível perda da licença de operação na área afetada.