Vale anunciou que irá retirar de operação até 10% de sua produção para desativar 10 barragens de rejeitos do modelo a montante.

Por Reuters

31/01/2019

Os futuros do minério de ferro na China subiram nesta quinta-feira (31) pela sexta sessão consecutiva, para o maior nível em 17 meses, em meio a preocupações com a oferta após a decisão da Vale de parar até 10% de sua produção para desativar 10 barragens iguais às de Mariana e Brumadinho.

O contrato mais ativo do minério de ferro na bolsa de Dalian fechou em alta de 1,8%, a 588,5 iuanes por tonelada.

“As pessoas ainda estão preocupadas com a possibilidade de haver algum problema do lado da oferta devido à decisão da Vale de cortar produção”, disse um operador de mercado em Xangai.

“Mas pode haver alguma realização de lucros antes do Ano Novo Lunar chinês na próxima semana, porque nós não sabemos o que pode acontecer durante a parada do mercado.”

A Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, disse na terça-feira que irá retirar de operação até 10% de sua produção para desativar 10 barragens de rejeitos do modelo a montante.

O movimento da Vale pode cortar a produção de minério de ferro em até 40 milhões de toneladas por ano.

“Eu não acho que a Austrália tenha oferta adicional suficiente, especialmente para o minério de ferro similar à produção de alta qualidade da Vale”, disse um operador em Xangai.

No aço, o contrato mais ativo do vergalhão na bolsa de Xangai fechou em queda de 0,4%, a 3.707 iuanes por tonelada.

× Como posso te ajudar?