Mina de Brucutu tem uma capacidade instalada de 30 milhões de toneladas de minério de ferro, ou cerca de 8% da produção anual planejada da mineradora no Brasil.

Por Reuters

20/03/2019

Os contratos futuros do minério de ferro na China caíram quase 6% nesta quarta-feira (20), na maior queda em três meses, diante de expectativas de maior oferta já que a Vale deve retomar as atividades em sua maior mina de minério de ferro no Estado de Minas Gerais.

A mineradora brasileira disse na terça-feira que a Justiça abriu caminho para que a companhia retome as operações na mina de Brucutu, que foram suspensas desde o início de fevereiro, após o colapso de uma represa em Brumadinho (MG) ter matado centenas de pessoas.

A mina tem uma capacidade instalada de 30 milhões de toneladas de minério de ferro, ou cerca de 8% da produção anual planejada da Vale no Brasil. A empresa precisa agora da aprovação de autoridades locais para retomar o trabalho.

“Não está claro para nós se o reinício é iminente… Se essa mina voltar a ficar ativa, isso aliviará parte do aperto esperado no mercado de minério de ferro”, disseram analistas da Jefferies em nota.

O mercado estava esperando pelo menos 64 milhões de toneladas de redução na produção, depois que a Vale anunciou na semana passada que iria reduzir ainda mais os trabalhos.

O contrato de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian chegou a cair 5,7% quando o mercado abriu, fechando o dia em queda de 3,8%, a 613,5 iuanes (US$ 91,40) por tonelada.

Em paralelo, os futuros do vergalhão de aço na Bolsa de Xangai caíram 0,5%, para 3.777 iuanes por tonelada.

× Como posso te ajudar?