Estimativa dos consumidores para os próximos 12 meses teve variação positiva de 0,2 ponto percentual na comparação com fevereiro.

Por G1

26/03/2019

A expectativa dos consumidores para a inflação nos próximos 12 meses teve variação positiva de 0,2 ponto percentual em março, na comparação com fevereiro, passando a 5,1%, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas/Ibre, divulgados nesta terça-feira (26).

Frente ao mesmo período do ano anterior, houve redução de 0,2 ponto percentual.

A coordenadora da sondagem do consumidor da FGV/IBRE, Viviane Seda Bittencourt, afirmou em nota que as expectativas continuam bem comportadas e devem variar pouco, considerando o cenário de recuperação lenta da economia.

“Após ceder nos quatro meses anteriores, a projeções dos consumidores retornaram a um patamar próximo ao de janeiro. O resultado pode estar sendo influenciado pela percepção de aceleração do IPCA no primeiro bimestre deste ano, movimento que não parece ter afetado ainda a visão favorável de especialistas com relação à evolução da inflação no ano.

Faixas de renda

Por faixas de renda, o aumento de março foi influenciado pelas famílias com renda mensal até R$ 2.100,00. Para esses consumidores, a expectativa de inflação para os próximos 12 meses subiu 0,6 ponto percentual, para 6,0%.

Nas demais faixas de renda, as expectativas ficaram estáveis, segundo a FGV.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?