Expectativas para o crescimento mundial tiveram quarta queda, para 3,2%.

Por G1

23/07/2019

O Fundo Monetário Internacional (FMI) cortou a menos da metade a sua previsão para o crescimento da economia brasileira este ano. Na atualização do relatório “World Economic Outlook”, divulgada nesta terça-feira (23), o fundo passou a estimar uma expansão de 0,8% para o Produto Interno Bruto (PIB) do país este ano. Em abril, a expectativa do órgão era de um crescimento de 2,1%.

Com o corte brusco, o FMI já está mais pessimista que o mercado brasileiro: os economistas dos bancos esperam um crescimento de 0,82% para o PIB, segundo dados coletados pelo Banco Central. Foi o segundo recuo seguido nas estimativas. Em janeiro, o crescimento esperado era de 2,5%.

Segundo o Fundo, a piora é resultado do ‘considerável enfraquecimento’ da confiança, conforme seguem as incertezas sobre a aprovação da reforma da Previdência e outras reformas estruturais. A revisão para baixo reflete ainda uma demanda doméstica mais fraca que a esperada.

A perda acentuada de fôlego do crescimento já ameaça afetar a expansão do próximo ano: para 2020, a expectativa do FMI é de crescimento de 2,4% – abaixo dos 2,5% esperados em abril.

Piora global

O Brasil não está sozinho nessa piora. As estimativas para a economia mundial tiveram novas reduções, tanto para este ano quanto para o próximo. Em 2019, a expectativa é de uma expansão de 3,2%, na quarta redução das estimativas; já para 2020, de 3,5%. Há três meses, o FMI esperava crescimentos de 3,3% e 3,6% para os mesmos anos.

“Ainda que seja uma revisão modesta de 0,1 ponto percentual para os dois anos em relação às nossas projeções de abril, ela vem depois de revisões negativas significativas. A revisão para 2019 reflete surpresas negativas para o crescimento em mercados emergentes e economias em desenvolvimento que compensam surpresas positivas em algumas economias avançadas”, afirma em nota Gita Gopinath, economista chefe do FMI.

“O crescimento global segue deprimido”, diz o FMI no relatório. O órgão aponta que, desde a divulgação do relatório de abril, os Estados Unidos incrementaram as tarifas sobre determinadas importações da China, que por sua vez retaliou aumentando tarifas sobre produtos dos Estados Unidos.

Com isso, a aceleração projetada para a economia global em 2020 é “precária”, presumindo estabilização nos mercados emergentes e nas economias em desenvolvimento, e progresso na solução das tensões comerciais.

“A projeção é de que que o crescimento melhore entre 2019 e 2020. Entretanto, cerca de 70% desse crescimento depende de uma melhora na performance de crescimento de mercados emergentes e economias em desenvolvimento, e portanto está sujeita a grandes incertezas”, aponta Gita.

O FMI adverte ainda que há riscos de piora nas estimativas – em caso de incremento nas tensões comerciais e tecnológicas que prejudiquem a confiança e desacelerem o investimento, entre outros.

× Como posso te ajudar?