Melhora foi influenciada pela evolução positiva dos indicadores de situação atual, possivelmente impulsionados pela liberação de recursos do FGTS, e pela acomodação das expectativas.

Por G1

25/10/2019

O índice que mede a confiança do comércio subiu 1,2 ponto em outubro, ao passar de 97,2 para 98,4 pontos, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Segundo Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio da FGV IBRE, a melhora foi influenciada pela evolução positiva dos indicadores de situação atual, possivelmente impulsionados pela liberação de recursos do FGTS, e pela acomodação das expectativas.

“Depois de registrar queda em setembro, a confiança do comércio volta a apresentar resultado positivo. Para o final do ano, a expectativa é de manutenção desse cenário positivo de recuperação gradual, com novas rodadas de liberações de recursos e com as recentes melhoras do mercado de trabalho”, avalia.

A confiança subiu em 7 dos 13 segmentos. A melhora do índice foi influenciada pelo resultado favorável do Índice de Situação Atual, que subiu 3,0 pontos, ao passar de 92,1 para 95,1 pontos. Já o Índice de Expectativas recuou 0,6 ponto, saindo de 102,5 para 101,9 pontos. Apesar da queda, este é o quarto mês consecutivo em que as expectativas se mantêm acima do nível considerado neutro.

Nos últimos meses, os resultados mostram uma tendência de recuperação na confiança do comércio, segundo mostra a série em médias móveis trimestrais.

Nos últimos três meses, o Índice de Situação Atual subiu 6,4 pontos, recuperando parte das perdas sofridas entre fevereiro e julho quando havia perdido 7,5 pontos.

A alta recente foi mais influenciada pelos segmentos de semiduráveis e não duráveis, que se mostraram otimistas com a liberação de recursos do FGTS (exceto móveis e eletrodomésticos que são do grupo de duráveis).

× Como posso te ajudar?