Reuters – 24/10/2019

A receita da mineradora no terceiro trimestre somou 10,2 bilhões de dólares, alta de 7% na comparação anual.

A mineradora Vale (VALE3) reportou nesta quinta-feira lucro líquido de 1,654 bilhão de dólares no terceiro trimestre, alta de 17,5% ante o mesmo período do ano passado, com a forte geração de caixa da empresa permitindo redução da dívida líquida em 4,4 bilhões de dólares no período.

Apesar do resultado positivo, o lucro líquido veio abaixo da expectativa de pesquisa da Refinitiv com analistas, que apontavam em média 2,7 bilhões de dólares.

Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de 4,6 bilhões de dólares, recorde para um terceiro trimestre desde 2013, registrando um aumento de 6,4% em relação ao mesmo trimestre de 2018.

Após reconhecer provisões de 5,65 bilhões de dólares no primeiro semestre para indenizações e doações pela tragédia de Brumadinho (MG) que matou mais de 250 pessoas, a companhia disse que não foi necessário realizar baixas adicionais no terceiro trimestre, apenas despesas de 225 milhões de dólares que não se qualificam como provisão.

A receita da mineradora no terceiro trimestre somou 10,2 bilhões de dólares, alta de 7% na comparação anual, em meio a preços mais altos do minério de ferro, principal produto da companhia.

O preço realizado de finos de minério de ferro da Vale no terceiro trimestre foi de 89,2 dólares por tonelada, ante 67 dólares no mesmo período do ano passado.

A companhia disse que a geração de caixa operacional e liberação de caixa bloqueado permitiram repagamento líquido de dívida, aumentando posição de caixa em 3,412 bilhões de dólares.

Além disso, a empresa reduziu a dívida líquida para 5,321 bilhões de dólares em 30 de setembro, ante 9,726 bilhões em 30 de junho de 2019, com o endividamento atingindo o nível mais baixo desde quarto trimestre de 2008.

A redução da dívida líquida se deve principalmente à liberação de caixa bloqueado no valor de 1,8 bilhão de dólares e à forte geração de caixa durante o trimestre, disse a companhia.