Por Reuters

16/12/2019

O crescimento dos setores industrial e de varejo da China superaram as expectativas em novembro, conforme o suporte do governo impulsionou a demanda na segunda maior economia do mundo e em meio ao alívio das hostilidades comerciais com os Estados Unidos.

A divulgação dos dados nesta segunda-feira acontece após firmes sinais de progresso nas negociações comerciais entre EUA e China no fim de semana após os dois países anunciarem a “fase um” de um acordo comercial que vai quase dobrar as exportações dos EUA para a China.

Entretanto, o crescimento nos setores de infraestrutura e imobiliário, ambos importantes motores do crescimento, permaneceu fraco em novembro, destacando importantes desafios para Pequim em seu esforço de estabilizar o desempenho econômico no próximo ano.

A produção industrial subiu 6,2% em novembro sobre o ano anterior, mostraram dados da Agência Nacional de Estatísticas, superando a expectativa de 5,0% em pesquisa da Reuters e acelerando ante 4,7% em outubro. Também foi a expansão mais rápida em cinco meses nessa base de comparação.

Já as vendas no varejo avançaram 8,0% em novembro na comparação anual, ante expectativa de 7,6%, impulsionas por medidas de estímulo e pelas compras do Dia dos Solteiros, disse a agência de estatísticas.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?