Por Felipe Machado

11/03/2020

A inflação medida pelo IPCA subiu 0,25% em fevereiro, divulgou o IBGE na manhã desta quarta-feira. O resultado é menor para o mês desde 2000. Com isso, o índice oficial para variação de preços ao consumidor no país acumula alta de 0,46% no ano.

O grupo que apresentou maior alta de preços em fevereiro foi o de educação, por conta dos reajustes de mensalidade habituais no início do ano. A maior variação aconteceu em cursos regulares (4,42%), enquanto o grupo cursos diversos  subiu 2,67%.

O item alimentação e bebidas, responsável por cerca de um quarto do IPCA, teve variação de 0,11% em fevereiro ante 0,39% em janeiro. A alta menor, segundo o IBGE, aconteceu por conta da queda no preço de carnes em relação ao mês anterior.”Com a deflação observada em fevereiro, as carnes apresentaram o maior impacto individual negativo no índice do mês (-0,09 p.p.) e contribuíram para a desaceleração da alimentação no domicílio (0,06%)”, diz o órgão em nota.

Em 12 meses até fevereiro, o IPCA acumulou alta de 4,01%. O resultado é menor que o verificado em janeiro, quando a inflação em um ano somava 4,19%. A meta de inflação para este ano definida pelo Conselho Monetário Nacional é de 4%. O órgão do governo também estipulou margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

A inflação é um dos indicadores levados em conta pelo Copom, órgão do BC, para definir a taxa básica de juros. Atualmente, a Selic está em 4,25% ao ano, menor patamar da história.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?