De acordo com entidade, número de casos, mortes e países afetados deve subir nos próximos dias e semanas

Por Valor Investe — São Paulo

11/03/2020

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou há pouco que a proliferação do novo coronavírus já atingiu o patamar de pandemia, em um reconhecimento de que as estratégias até aqui adotadas para conter a expansão da doença não foram suficientes.

Essa classificação sinaliza que transmissões recorrentes estão acontecendo em distintas partes do mundo e de forma simultânea.

De acordo com a OMS, o número de casos, mortes e países afetados deve subir nos próximos dias e semanas. Nas últimas duas semanas, o número de casos fora da China aumentou 13 vezes e o número de países afetados triplicou.

De acordo com o mais recente balanço do órgão, há mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 pessoas morreram.

“A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS sobre a ameaça representada por esse vírus. Isso não muda o que a OMS está fazendo, nem o que os países devem fazer”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, o diretor-geral da entidade.

Na prática, contudo, ao anunciar uma pandemia, a organização sinaliza que os governos devem trabalhar não mais para apenas conter um caso, mas para atender parcelas mais amplas de suas populações.

Conheça os nossos produtos!