Em segunda decisão atípica em menos de duas semanas, Fed levou juros para entre 0 e 0,25%, antecipando anúncio da próxima quarta-feira

Por Gustavo Ferreira, Valor Investe

15/03/2020

Fugindo ao protocolo pela segunda vez em 12 dias, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) anunciou na noite deste domingo (15) que está zerando a sua taxa básica de juros. A segunda decisão emergencial desde 3 de março antecipou um esperado novo corte de juros na próxima quarta-feira (15), quando está marcada a reunião de política monetária de rotina dos Estados Unidos.

A taxa básica de juros americana agora está entre 0 e 0,25% ao ano. Outra tesourada emergencial há menos de duas semanas, levou os juros americanos de entre 1,5% e 1,75% ao ano para entre 1% e 1,25% ao ano.

Os estímulos anunciados são mais amplos que um trivial corte de juros. Incluem também um programa de recompra de títulos públicos e papéis lastreados em hipotecas, da ordem de US$ 700 bilhões. A ideia por trás desse despejo de dólares no sistema financeiro é diminuir os abalos econômicos do coronavírus, que colocaram o mercado financeiro de pernas para o ar na última semana.

Em meio ao choque de desaceleração gerado pela pandemia no ritmo da economia mundial, as perdas registradas nos cinco últimos pregões foram as maiores desde a década de 1980 nas bolsas de Nova York.

“O surto de coronavírus prejudicou comunidades e interrompeu a atividade econômica em muitos países, incluindo os Estados Unidos”, escreveu a autoridade monetária dos Estados Unidos em comunicado. “O Federal Reserve está preparado para usar toda a sua gama de ferramentas para apoiar o fluxo de crédito para famílias e empresas”.

“Pretendemos manter juro zero até economia reagir”, disse Jerome Powell, presidente do Fed, em entrevista coletiva. “Antecipamos a agenda desta semana (Fomc), objetivo é garantir bom funcionamento do mercado”

O presidente americano, cítrico costumas da gestão de Powell, fez raríssimo elogio a uma decisão tomada pela instituição. Em geral, Trump escolhe o caminho contrário. Mesmo quando o Fed cortou juros recentemente, ele reclamou de lentidão e pouca ênfase.

“O corte de juros pelo Fed me faz muito feliz e eu quero parabenizar essa decisão”, disse Trump, em entrevista coletiva.

Vale ficar de olho em como os mercados reagirão a esse estímulo atípico. A primeira vez em que o Fed recorreu a um corte emergencial foi comer tentar apagar um princípio de incêndio com gasolina.

Analistas já indicavam a necessidade de cortes para acalmar os mercados, e investidores aguardavam pelo remédio. No entanto, quando dado o antídoto desejado, mas inesperado naquele dia, o quadro geral se mostrou mais grave do que se pensava anteriormente. Resultado? Índices de bolsa em todo o planeta afundando em perdas.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?