Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – O tom positivo prevalecia na bolsa paulista nesta quarta-feira, acompanhando a melhora nos mercados no exterior, particularmente em Wall Street, bem como a trégua na queda dos preços do petróleo, que favorecia as ações da Petrobras.

Às 10:57, o Ibovespa subia 0,76 %, a 100.805,91 pontos. O volume financeiro era de 5,17 bilhões de reais.

Nos Estados Unidos, o S&P 500 e o Nasdaq Composite avançavam, após ajuste negativo nos últimos pregões, puxado principalmente por papéis de tecnologia, na sequência de máximas históricas.

Para o presidente da casa de análises Omninvest, Roberto Attuch, dada a performance do mercado nos meses recentes, o que aconteceu nos últimos três dias em Nova York nem merece ser chamado de correção.

Ele cita o fato de o movimento não vir acompanhado de aumento na volatilidade e busca por portos seguros, como ouro e títulos do Tesouro dos EUA, entre os aspectos que fazem com que esse ajuste não seja preocupante.

“Dado o suporte incondicional do Fed e outros BCs, não acreditamos em uma correção maior nos mercados. O fato de o mercado subir com o revés sofrido pela principal vacina pode significar que mais estímulos serão necessários”, afirmou.

Nesse contexto, investidores acompanham a suspensão dos testes globais pela AstraZeneca.

O estrategista-chefe de mercado global da AxiCorp, Stephen Innes, lembra que o ‘momentum’ positivo nos testes para uma vacina contra o coronavírus foi fundamental para o rali nos últimos meses.

DESTAQUES

– VALE ON (SA:VALE3) tinha alta de 0,29%, mas o destaque no setor de mineração e siderurgia eram CSN ON (SA:CSNA3), que subia 3,65%, USIMINAS PNA (SA:USIM5), que se valorizava 3,61%, e GERDAU PN (SA:GGBR4), com elevação de 3,25%, figurando entre as maiores altas do Ibovespa.

– PETROBRAS PN (SA:PETR4) e PETROBRAS ON (SA:PETR3) subiam 1,17% e 1,15%, acompanhando a alta do petróleo, que recuperava parte das perdas da véspera.

– MAGAZINE LUIZA ON (SA:MGLU3) valorizava-se 3,1%, com empresas de comércio eletrônico recuperando parte das perdas de correção recente. B2W ON (SA:BTOW3) subia 1,74%, e VIA VAREJO ON (SA:VVAR3) avançava 0,88%.

– ITAÚ UNIBANCO PN tinha variação negativa de 0,12%, e BRADESCO PN (SA:BBDC4) mostrava decréscimo de 0,09%, com papéis de bancos sem uma direção única no Ibovespa. BTG PACTUAL (SA:BPAC11) UNIT avançava 1,73%.

– YDUQS ON (SA:YDUQ3) caía 1,81%, e COGNA ON (SA:COGN3) perdia 0,81%, após duas sessões consecutivas de alta.

– OI ON, que não está no Ibovespa, avançava 2,15%, após credores da operadora aprovarem alterações em seu plano de recuperação judicial, que permitirão a venda de alguns de seus ativos. TIM ON (SA:TIMP3) e TELEFÔNICA BRASIL PN, que fizeram oferta com a Claro pela unidade móvel da Oi (SA:OIBR3), subiam 3,34% e 2,43%, respectivamente.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?