SÃO PAULO (Reuters) – O principal índice acionário brasileiro acusava perdas nesta sexta-feira, uma vez que o otimismo da véspera rapidamente deu lugar a preocupações em relação a um pacote de estímulo nos Estados Unidos, enquanto dados decepcionantes de vendas no varejo no Brasil empurravam as ações do setor ladeira abaixo.

A confirmação dos EUA de um pacote de estimulo fiscal de 1,9 trilhão de dólares, que na véspera impulsionou ativos de risco, passou a ser vista como enfrentando problemas para aprovação no Congresso do país, além dos possíveis efeitos inflacionários e de possível aumento de impostos.

Enquanto isso, as atenções nas bolsas de Wall Street migravam para o noticiário corporativo, diante da temporada de divulgação de balanços trimestrais inaugurada nesta manhã com JP Morgan (NYSE:JPM); (SA:JPMC34), Wells Fargo (NYSE:WFC); (SA:WFCO34) e Citigroup (NYSE:C); (SA:CTGP34).

Por aqui, o destaque foi o anúncio do IBGE de que as vendas no varejo brasileiro recuaram 0,1% em novembro na comparação com o mês anterior. A expectativa, em pesquisa da Reuters, era de alta de 0,4%. A notícia colocava ações de varejistas entre os destaques negativos do Ibovespa.

“A perspectiva para o começo do ano torna-se progressivamente mais complexa por conta do avanço da Covid-19 e o fim do auxílio emergencial”, afirmou o modalmais em nota clientes.

(Por Aluísio Alves)

Conheça os nossos produtos!

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?