Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa avançava cerca de 1% nesta segunda-feira, tendo o setor de viagens entre as maiores altas na esteira do começo da vacinação contra o coronavírus no Brasil, enquanto Carrefour Brasil era destaque negativo após revés envolvendo aquisição do controlador na França.

O começo da semana também era marcado pelo vencimento dos contratos de opções sobre ações na bolsa paulista e feriado nos Estados Unidos em razão do Dia de Martin Luther King Jr.

Às 11:34, o Ibovespa subia 1,17%, a 121.753,47 pontos. A alta vem após o Ibovespa acumular queda de 3,78% na última semana. O volume financeiro nesta segunda-feira somava 9,5 bilhões de reais.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade o uso emergencial das vacinas da AstraZeneca (LON:AZN); (SA:A1ZN34) e da Sinovac (NASDAQ:SVA) contra o coronavírus, em reunião no domingo, abrindo caminho para o início da imunização no Brasil contra uma doença que já deixou quase 210 mil mortos.

O Estado de São Paulo começou a vacinar ainda no domingo, enquanto a vacinação nacional contra a Covid-19 começará às 17h desta segunda-feira em todos os Estados após a distribuição de doses da CoronaVac.

“A notícia abre espaço para um maior otimismo dos investidores, embora o fôlego nos mercados locais possa ser limitado pelo feriado nos EUA”, observou a equipe da Ágora Investimentos em relatório a clientes, citando que o feriado pode afetar a liquidez.

Investidores também analisavam dados econômicos locais, como o IBC-Br apontando crescimento de 0,59% da atividade em novembro e a queda nas vendas no varejo brasileiro apurada pelo ICVA em dezembro.

Além da expectativa em torno do início da vacinação no Brasil, em sessão sem a referência dos mercados de Nova York, a SulAmérica Investimentos avalia que a bolsa paulista também pode se beneficiar dos dados positivos da China, um dos poucos países a apresentar crescimento em 2020.

O Produto Interno Bruto cresceu 2,3% em 2020, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira, com a economia expandindo 6,5% no quarto trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior, acima de expectativa em pesquisa da Reuters de 6,1%.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?