Por Mariana Zonta d’Ávila

SÃO PAULO – Os prêmios oferecidos pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto apresentam alta na manhã desta quarta-feira (10), com os investidores monitorando o risco fiscal no país.

O Tesouro Prefixado com vencimento em 2026 pagava um prêmio anual de 7,17% na abertura dos negócios, ante 7,11% na tarde de ontem. O prêmio oferecido pelo mesmo papel com prazo em 2024, por sua vez, subia de 6,52% para 6,57% ao ano.

Entre os títulos atrelados à inflação, o com vencimento em 2026 pagava uma taxa anual de 2,77% nesta manhã, ante 2,73% anteriormente, enquanto o juro pago pelo Tesouro IPCA+ 2045 subia de 3,60% para 3,64% ao ano.

Já os papéis indexados à Selic para 2024 e 2027 ofereciam remuneração acima da taxa básica de juros de 0,15% e 0,32%, respectivamente.

Auxílio emergencial e inflação

Entre os destaques do dia na cena doméstica, investidores monitoram as discussões acerca de um novo benefício fiscal para minimizar os impactos financeiros da pandemia.

Ontem, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a recuperação da economia está perdendo força. Em sua avaliação, a nova variante do coronavírus encontrada na Amazônia e a vacinação lenta atrapalham a retomada.

A fala ocorre em um momento em que a proposta de criação de uma nova rodada de auxílio emergencial ganha força no Congresso. Segundo informações publicadas pelo jornal Valor Econômico, o Ministério da Economia negocia com o Congresso a edição de uma nova PEC de Orçamento de Guerra, que permitiria ao governo gastar acima do teto de gastos.

Também vem sendo discutido avançar sobre o ajuste fiscal por meio da PEC Emergencial. E a criação de um imposto temporário sobre movimentações financeiras, nos moldes da antiga CPMF.

Ainda no âmbito político, a Câmara dos Deputados aprovou ontem, por 363 votos a 109, o requerimento de urgência para o projeto que estabelece a autonomia do Banco Central. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), colocou o texto em discussão logo em seguida e a expectativa é de que a proposta seja votada hoje.

Entre os indicadores domésticos, as vendas no varejo caíram 6,1% em dezembro ante novembro, bem pior do que a queda esperada pelos economistas consultados pela Bloomberg, de 0,7%.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta foi a queda mais intensa para um mês de dezembro de toda a série histórica, iniciada em 2000.

Por fim, no noticiário de vacinação contra o coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu ontem que vacinas compradas pelo Ministério da Saúde por meio do consórcio internacional Covax Facility, que reúne 150 países liderados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), estão dispensadas da exigência de registro e de autorização temporária para uso emergencial.

A previsão é de que o país receba 10,6 milhões de doses de vacinas por meio do consórcio no primeiro semestre de 2021. No total, o país deverá receber 42 milhões de doses, por R$ 2,5 bilhões.

Cena internacional

No ambiente internacional, os investidores aguardam o discurso do presidente do Federal Reserve (o banco central americano), Jerome Powell, enquanto monitoram as discussões sobre um nopacote de estímulos à economia dos Estados Unidos.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?