Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar registrava leves ganhos contra o real nesta quarta-feira, depois de um salto acompanhando o comportamento dos mercados de câmbio globais após a divulgação de dados sobre a inflação nos Estados Unidos, em meio à especulação global sobre quais serão os próximos passos do Federal Reserve em relação à sua política monetária extremamente flexível.

Os preços ao consumidor nos EUA subiram mais do que o esperado em abril, uma vez que a demanda em meio à reabertura da economia encontrou restrições de oferta. Dados do Departamento do Trabalho norte-americano mostraram que o índice da inflação ao consumidor subiu 0,8% no mês passado, resultado bem acima da expectativa em pesquisa da Reuters, de alta de 0,2%.

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o índice saltou 0,9%, leitura também acima da projeção em pesquisa de alta de 0,3%..

A moeda norte-americana chegou a acelerar os ganhos contra o real logo após a divulgação do relatório de inflação, às 9h30, refletindo a surpresa dos investidores. O dólar tocou 5,2735 reais na máxima do dia antes de voltar a trabalhar com leve alta.

Em post no Twitter, a Infinity Asset destacou que o cenário expresso pelo relatório “incrementa temores de retirada dos estímulos por parte do Fed, ainda que o mesmo cite o choque como ‘temporário'”.

Desde que a maior economia do mundo começou a dar sinais de reabertura, o banco central dos Estados Unidos tem repetido sua promessa de paciência em manter intacta uma política monetária expansionista, estabelecendo o pleno emprego e a consolidação de sua meta de inflação como condições para um aperto monetário.

Apoiando apostas de que o Federal Reserve não elevaria os juros ante seu patamar próximo a zero e manteria seu ritmo de compras de ativos por um bom tempo, um importante relatório de emprego norte-americano divulgado semana passada veio bem abaixo do esperado.

Mesmo assim, os mercados monetários dos EUA precificam agora 100% de probabilidade de o Fed elevar os juros em 25 pontos-base até dezembro de 2022, contra 88% antes dos dados de inflação.

Um cenário de juros baixos nos EUA tende a beneficiar moedas emergentes, uma vez que os investidores vão buscar rendimentos mais altos em outros países.

Logo após a divulgação dos dados de inflação, o índice do dólar contra uma cesta de pares fortes chegou a apresentar alta mais acentuada, atingindo um pico de 90,665, mas já devolveu esses ganhos e passava a operar perto da estabilidade.

Pares emergentes do real apresentavam desempenho misto nesta quarta-feira.

O dólar spot fechou a terça-feira em queda de 0,17%, a 5,2241 reais na venda.

Nesta sessão, o Banco Central fará leilão de swap tradicional para rolagem de até 15 mil contratos com vencimento em novembro de 2021 e março de 2022.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?