O Ibovespa abriu em alta nesta sexta-feira, 14, acompanhando as bolsas americanas, que se recuperam após iniciarem a semana com três quedas consecutivas em meio aos temores de inflação no mercado internacional. 

O índice Nasdaq, que vinha sendo o mais penalizado pela expectativa de inflação, hoje por enquanto é o que tem o melhor desempenho no mercado de futuros dos Estados Unidos, com alta de 1%. O Dow Jones, com menor participação de empresas de tecnologia, sobe menos de 0,5%.

No mercado brasileiro, no entanto, foi o resultado do primeiro trimestre da Petrobras (PETR3/PETR4) que impulsiona a bolsa. No período a empresa apresentou EBITDA ajustado de 48,95 bilhões de reais, superando o consenso de mercado da Bloomberg de 46,88 bilhões de reais. O lucro líquido ficou em 1,17 bilhão de reais.

Com a segunda maior participação do Ibovespa, as ações da estatal avançam cerca de 3% nos primeiros negócios do dia e contribuem com a alta do índice. Além do resultado a alta de mais de 1% do petróleo brent também ajudam a impulsionar os papéis da companhia.

Bruno Lima, analista-chefe da Exame Invest, no entanto, alerta que, apesar do balanço positivo, a política de preços da nova direção da estatal ainda precisa ser posta à prova. “Petrobras é um ativo aparentemente barato? Sem dúvidas. Mas o primeiro trimestre foi gestão [do ex-presidente] Castello Branco. Agora vai começar a nova gestão de fato”, disse em Abertura de Mercado desta sexta.

Além da Petrobras, empresas que se beneficiam do fim das medidas de isolamento voltam a se valorizar na bolsa, na expectativa de que apresentem uma forte recuperação no segundo semestre – para quando é esperada uma vacinação mais ampla no país. O movimento tem favorecido, principalmente, o setor de shoppings, com Multiplan (MULT3), Iguatemi (IGTA3) e BrMalls (BRML3) subindo mais de 2%. A única ação de turismo listada na B3, a CVC (CVCB3) avança cerca de 4%.

Por outro lado, a principal ação do Ibovespa, a Vale (VALE3) cai cerca de 1,5%, após mais um dia de forte desvalorização do minério de ferro na China. Após ter caído cerca de 10% na véspera, nesta madrugada, a commodity caiu mais 7,5%, revertendo a alta da semana para queda de 4,4%, segundo a Reuters.

Além da Vale, as siderúrgicas CSN (CSNA3) Gerdau (GGBR4) e Usiminas (USiM5, que também se beneficiam da alta do metal, são negociadas em queda.

Por outro lado, a desvalorização do minério de ferro, após um início de semana de fortes altas, ajuda a arrefecer as expectativas de inflação no mundo – o que tende a ser positivo para moedas emergentes, já que diminui a chance de uma alta de juros nos Estados Unidos. Com as expectativas de inflação arrefecidas, o dólar se desvaloriza contra as principais moedas do mundo, incluindo o real.

Por aqui, a moeda americana cai cerca de 1% e é negociada abaixo da casa dos 5,30 reais. Apesar da queda, o dólar caminha para fechar a semana em alta, interrompendo a sequência de seis semanas seguidas de queda.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?