PEQUIM (Reuters) – As importações de soja pela China cresceram em maio frente ao mês anterior, mostraram dados de alfândegas nesta segunda-feira, com mais cargas do Brasil, principal fornecedor, sendo liberadas pela alfândega.

Maior importadora global de soja, a China adquiriu 9,61 milhões de toneladas da oleaginosa em maio, alta de 29% frente às 7,45 milhões de toneladas de abril, quando alguns embarques brasileiros atrasaram, segundo dados da Administração Geral de Alfândegas.

As importações de maio também foram superiores às 9,38 milhões de toneladas vistas no mesmo mês do ano anterior.

“Os números ficaram dentro da expectativa do mercado. As importações de maio a julho são geralmente grandes todos os anos. Também houve algumas cargas atrasadas”, disse Wang Xiaoyang, analista da Sinolink Futures.

Processadores chineses de soja aumentaram as compras de grãos do Brasil antecipando uma forte demanda do setor de suínos, que tem se recuperado rapidamente, mas chuvas no país da América do Sul atrasaram a colheita e exportações da oleaginosa.

Os carregamentos atrasados começaram a chegar à China em grande volume a partir de abril, mas o impacto das chuvas ainda podia ser sentido.

Operadores disseram que alguns carregamentos podem ser rolados devido aos atrasos, chegando à China em junho.

As chegadas de soja ao país nos próximos dois meses devem passar de 10 milhões de toneladas, somando-se a um suprimento já sólido de grãos, segundo analistas.

A China importou 38,23 milhões de toneladas de soja nos primeiros cinco meses de 2021, com alta de 12,8% frente ao mesmo período do ano passado, segundo dados das alfândegas.

(Por Hallie Gu e Shivani Singh)

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?