Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – A bolsa paulista mostrava certa debilidade nesta quarta-feira, marcada por vencimentos de opções sobre o Ibovespa e do índice futuro, além de expectativas para os desfechos das reuniões de política monetária nos Estados Unidos e no Brasil.

Às 11:02, o Ibovespa caía 0,34%, a 129.653,57 pontos, com as ações da Vale mais uma vez pressionando do lado negativo. O volume financeiro somava 5,35 bilhões de reais.

“Todo mundo está aguardando a decisão do Fed”, afirmou o estrategista de renda variável da Ouro Preto Investimentos, Bruno Komura, referindo-se ao resultado da reunião do banco central norte-americano, previsto para as 15h.

Investidores querem saber as percepções do Federal Reserve sobre a dinâmica recente mais elevada da inflação nos Estados Unidos, em um ambiente de melhora da atividade econômica – mesmo que com alguns vacilos.

E a expectativa é de que as autoridades do Fed sinalizem o início das discussões sobre quando e como vai se dar a saída das políticas que o BC dos EUA adotou no início da pandemia de coronavírus no ano passado.

Após o fechamento do pregão, será a vez de o Banco Central brasileiro anunciar sua decisão para a Selic, atualmente em 3,50% ao ano. A previsão, de acordo com pesquisa da Reuters, é de alta de 0,75 ponto percentual.

No comunicado, segundo o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa, espera-se por uma postura mais conservadora (hawkish) do Comitê de Política Monetária (Copom).

“Acreditamos que o comitê excluirá a menção de ‘ajuste parcial’ do comunicado e sinalizará intenção de buscar a plena normalização monetária ainda em 2021”, afirmou, em comentários a clientes mais cedo.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?