Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) – As ações de instituições financeiras subiam nesta quinta-feira na bolsa paulista, cujo principal índice subia, resistindo a expectativas mais pessimistas para o conjunto da economia, após sinalização de política monetária mais apertada no Brasil e nos Estados Unidos.

Segundo profissionais do mercado, embora as decisões de quarta-feira tenham vindo conforme esperado – com manutenção do juro perto do zero nos EUA e alta de 0,75 ponto percentual no Brasil, para 4,25% ao ano – investidores reagem a sinalizações de juros em alta mais à frente.

A maioria dos dirigentes do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) passou a esperar alta de juro em 2023, antecipando o ciclo em relação à última divulgação, quando a visão majoritária era de que o ciclo de alta começasse em 2024.

Esse conteúdo, divulgado durante as negociações na véspera, já deu viés negativo no fechamento dos mercados, tendência reverberada nas bolsas de Europa e Ásia nesta sessão.

Por aqui, a mudança de tom no comunicado do Banco Central, na direção de um processo de normalização completa da taxa de juros, em vez de uma abordagem parcial, foi lida como sinal de que a Selic chegará a 6,5% anuais em 2021, em vez de no ano que vem, apontou o Bradesco em relatório a clientes.

Segundo Pietra Guerra, analista, “bancos e seguradoras tendem a se beneficiar de uma taxa de juros mais alta”, enquanto setores ligados ao consumo podem ser impactados de forma negativa, já que juros mais altos tendem a desmotivar o consumidores

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?