Com o objetivo de debater junto à sociedade as diretrizes gerais do real digital, o Banco Central (Bacen) irá promover uma série de webinars a partir deste mês de julho. De acordo com o Bacen, a iniciativa é parte dos trabalhos para a futura emissão de uma moeda digital nacional.

A série chamada “O Real Digital” será realizada entre os meses de julho e novembro. Entre outros assuntos, serão discutidos possíveis casos de uso que possam se beneficiar da emissão de uma moeda digital de banco central, ou CBDC. Além disso, o Bacen pretende explorar as tecnologias mais adequadas para a implementação do real digital.

Conforme informou o Bacen, a série será composta por sete encontros virtuais que ocorrerão ao longo do segundo semestre:

“Em cada encontro um tópico de grande relevância para o andamento dos trabalhos será discutido com representantes dos provedores de serviços financeiros (fintechs, bancos), provedores de tecnologia (provedores de infraestrutura tecnológica para mercados financeiros e bigtechs) e a sociedade em geral.”

Programação da série “O Real Digital”

De acordo com o cronograma, o primeiro evento está marcado para 29 de julho e ocorrerá das 11h às 23h30. Neste webinar de abertura, chamado “Potenciais do Real em formato digital”, será apresentada uma visão global sobre CBDCs.

Os palestrantes também abordarão, em uma mesa redonda, os pontos de interesse geral sobre a emissão do real digital.

Participarão deste webinar o professor do MIT, Robert Townsend, o professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), Eduardo Diniz, e o Country Manager da R3, Keiji Sakai.

Em agosto, ocorrerá o segundo webinar que tratará do tema: Cidadania, Segurança de dados, sigilo e rastreabilidade.

Na ocasião, será discutida a melhor forma de implementação que garanta os direitos à privacidade e à segurança de dados.

Em setembro, haverá dois webinars. O primeira irá debater as operações offline da moeda digital brasileira. Já o segundo evento vai abordar os contratos inteligentes, Internet das Coisas e dinheiro programável.

No mês seguinte, a emissão e a movimentação da CBDC serão os temas centrais das discussões. Mais precisamente, os palestrantes vão apresentar as estratégias de criação, distribuição, custódia e destruição do real digital.

Por fim, no mês de novembro, também serão realizados dois encontros virtuais. Um deles vai debater os requisitos e estratégias necessárias ao desenvolvimento de um real digital que permita sua integração a sistemas de pagamento internacionais.

Já no último encontro, as alternativas tecnológicas e os modelos existentes serão a pauta principal. O webinar vai avaliar a interoperabilidade do real digital com sistemas existentes e a segurança e resiliência a ataques cibernéticos.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?