Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa recuava nesta quinta-feira, com agentes financeiros reagindo à aprovação pela Câmara dos Deputados do texto principal do projeto que altera regras do Imposto de Renda, com bancos entre as maiores pressões negativas.

Após acordo, deputados aprovaram por 398 votos a 77 o texto que, entre outras mudanças, reduz o IR a empresas e pessoas físicas, estabelece taxação ao pagamento de dividendos e acaba com o benefício fiscal dos juros sob capital próprio.

Destaques ao texto devem ser votados nesta quinta-feira pela Câmara, e o projeto será encaminhado para apreciação do Senado.

“Agora, é esperar para entender quais destaques irão alterar o texto e qual a disposição do Senado em seguir com esta reforma”, afirmou o diretor de investimentos da TAG, Dan Kawa, em comentários a clientes.

No Senado, também na véspera, o plenário impôs um revés ao governo do presidente Jair Bolsonaro ao rejeitar MP que promovia uma espécie de minirreforma trabalhista e criava o Novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

Para o BTG, o comportamento do mercado reflete a reação às votações no Congresso, associada a um grau de indefinições, com destaque para a inflação e os possíveis efeitos da crise hídrica sobre a economia.

“Estamos no momento trabalhando com excesso de volatilidade e sem uma definição de tendência”, afirma comentário da área de gestão de recursos do banco a clientes.

Nesse contexto, ficava em segundo plano o efeito positivo do exterior, com os norte-americanos S&P 500 e Nasdaq renovando máximas.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?