Os mercados internacionais iniciam a semana em tom positivo, à espera de uma enxurrada de dados macroeconômicos que devem ditar o patamar da recuperação da economia global nos últimos meses do ano. Os investidores estarão de olho particularmente em indicadores de inflação nos EUA e de atividade na China, que podem definir o ritmo da retirada de estímulos pelos principais bancos centrais do mundo.

Por aqui, as principais divulgações serão a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central e o relatório de inflação, que devem indicar os próximos passos da autarquia na escalada de juros no país. Em Brasília, as discussões em torno da reforma administrativa, e da PEC dos precatórios marca o sentimento.

Futuros americanos operam mistos, com Dow Jones (+0,27%), S&P 500 (+0,02%) e Nasdaq (-0,36%)
Bolsas asiáticas fecharam mistas, com Tóquio/Nikkei 225 (-0,03%), Hang Seng (+0,07%) e Xangai (-0,84%)
Por aqui, na segunda, o Ibovespa fechou em alta de 0,69%, aos 113.282,67 pontos. O dólar fechou em alta de 0,64%, a R$ 5,34.

Direto de Brasília (e outros lugares)

Além da CPI de Brasília, a Prevent Senior pode ser investigada pela Assembleia Legislativa de São Paulo, Ao menos 26 deputados assinaram requerimento de abertura da comissão. São necessárias 32. Aqui um raio-x financeiro e sobre a gravidade das acusações que recai sobre a companhia.

Aprovado na Comissão Especial da Reforma Administrativa, o texto da reforma deve seguir para análise no plenário da Câmara em dois turnos.

Em outro front, a recém-instalada comissão especial que vai analisar a PEC dos precatórios começa a funcionar. O prazo para apresentação de emendas é de dez sessões do plenário.

A sucessão de Angela Merkel na Alemanha está incerta. Não houve formação de coalizão clara. SPD (centro-esquerda), CDU (partido da chanceler, centro-direita), Verdes foram os mais votados. Os extremistas do AfD tiveram 10,3%, só acima da Esquerda (4,9%).

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?