SÃO PAULO (Reuters) – O plantio de soja do Brasil na safra 2021/22 havia atingido 67% da área estimada até a última quinta-feira, avanço de 15 pontos percentuais ante a semana anterior, com chuvas intercaladas por períodos de tempo firme, disse nesta segunda-feira a consultoria AgRural, que chamou a atenção para previsões de clima mais seco no Sul.

As condições para a safra no maior produtor e exportador global de soja estão mais favoráveis ante o início registrado no mesmo período do ano passado, quando produtores tinham semeado nesta época somente 56% das lavouras, devido ao tempo seco.

Mas a consultoria chamou a atenção para sinalização de menos chuvas no Sul.

“De um modo geral, as lavouras se desenvolvem bem em todo o país, beneficiadas pelas condições climáticas favoráveis. Mas, embora ainda não haja problemas, os produtores do Sul, e especialmente os do Rio Grande do Sul, monitoram com atenção a redução das chuvas prevista para as próximas duas semanas”, disse a AgRural.

No outro extremo do país, é o excesso de umidade que pode tornar o plantio mais lento no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), “caso as previsões de mais chuva se confirmem”.

A última estimativa para a safra de soja do Brasil divulgada pela AgRural apontou uma produção recorde de 144,3 milhões de toneladas em 2021/22.

A safra 2021/22 de milho verão, por sua vez, estava 75% plantada até quinta-feira no centro-sul do Brasil, contra 63% na semana anterior e 68% um ano atrás.

“As condições climáticas têm garantido bom ritmo de plantio e condições adequadas ao desenvolvimento das lavouras em toda a região, mas áreas já em pendoamento no Rio Grande do Sul poderão ser prejudicadas caso falte umidade e as temperaturas subam agora em novembro”, completou o relatório.

TEMPO NO SUL

Segundo boletim da Rural Clima nesta segunda-feira, a semana começa sem previsão de chuvas no Rio Grande do Sul, um dos maiores produtores de soja do Brasil e o maior para milho verão.

“O que traz certa apreensão junto a produtores, porque já faz alguns dias que não chove, e a semana será marcada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina por tempo bem aberto, sem previsão de chuvas”, declarou o agrometeorologista da Rural Clima Marco Antônio dos Santos.

Segundo ele, as chuvas só deverão retornar “de fato” para as regiões ao Sul do Brasil no início da segunda quinzena do mês.

(Por Roberto Samora)

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?