SÃO PAULO (Reuters) – As montadoras instaladas no país produziram 206 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus em novembro, um crescimento de 15,1% sobre outubro, mas queda de 13,5% no comparativo com o mesmo mês de 2020, informou nesta segunda-feira a associação que representa o setor, Anfavea.

Na relação anual, a queda na produção foi puxada pelo segmento formado por carros e comerciais leves, que teve um recuo de 15,5%. O segmento exige um maior volume de componentes como semicondutores, escassos na indústria mundial desde o fim do ano passado, segundo a Anfavea.

Já os caminhões seguiram em expansão, com alta de 25,3% na produção, enquanto o segmento de ônibus apurou nova retração, de 7,2%, na comparação com novembro do ano passado, ainda atingido pelos impactos da pandemia.

As vendas tiveram incremento de 6,5% no mês passado sobre o anterior, para 172,96 mil veículos, mas na comparação com novembro de 2020 o volume representa uma queda de 23,1%, segundo os dados da entidade.

A indústria nacional registrou quedas de 6% nas exportações de veículos montados em novembro ante outubro e de 36,3% ante novembro do ano passado, para 28.018 unidades.

O nível de emprego se manteve estável em novembro ante outubro, a cerca de 102,6 mil postos de trabalho ocupados, avançando 1% sobre novembro do ano passado.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?