Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) – Os contratos futuros do minério de ferro subiram nesta quinta-feira devido às expectativas de uma recuperação na demanda chinesa por matérias-primas e produtos siderúrgicos após a Olimpíada de Inverno em Pequim no mês que vem, enquanto os preços spot também permaneceram bem sustentados pela demanda de reabastecimento.

A China, principal produtora de aço, deve manter as restrições à produção para garantir um ar mais limpo durante os Jogos.

O contrato de minério de ferro mais ativo para entrega em maio na Bolsa de Commodities de Dalian encerrou as negociações do dia em alta de 4,1%, a 717 iuanes (112,47 dólares) a tonelada, perto da máxima da sessão de 717,50 iuanes, a mais forte desde 27 de outubro.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato mais negociado do minério de ferro com vencimento no final de fevereiro subiu 2,4%, para 127,30 dólares, o maior valor desde 24 de dezembro.

Embora as chegadas de embarques de minério de ferro na China ainda estejam em alta e tenham empurrado os estoques nos portos para o nível mais alto desde meados de 2018 no mês passado, a demanda por reabastecimento antes do feriado chinês do Festival da Primavera, que se inicia em 31 de janeiro, continuou a apoiar os preços spot, disseram analistas.

“Após a Olimpíada de Inverno, há uma oportunidade de relaxar o limite de produção (de aço)”, disseram analistas da Zhongzhou Futures em nota.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?