Por Camila Moreira e Rodrigo Viga Gaier

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) – O volume de serviços prestados no Brasil cresceu bem mais do que o esperado em dezembro e terminou 2021 com expansão recorde na série histórica, recuperando-se do impacto da pandemia que afundou o setor no ano anterior.

Em dezembro o setor de serviços registrou avanço de 1,4% em relação ao mês anterior, segundo mês de alta, ampliando ainda para 6,6% o distanciamento em relação ao nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020.

Em relação ao mesmo período do ano anterior, o volume apresentou ganho de 10,4%, 10ª taxa positiva, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ambos os resultados ficaram acima das expectativas em pesquisa da Reuters, de ganhos de 0,9% na comparação mensal e de 9,1% na base anual.

Com isso, o setor de serviços fechou o ano de 2021 com crescimento no volume de 10,9%, após contração de 7,8% em 2020, marcando a maior taxa para um fechamento de ano desde o início da séria histórica em 2012.

As medidas de contenção do coronavírus impuseram em 2020 um forte baque ao setor de serviços, que tem peso importante sobre a atividade econômica.

“Por outro lado, a pandemia trouxe oportunidades de negócios para serviços voltados às empresas, como os de tecnologia da informação, transporte de cargas, armazenagem, logística de transporte e serviços financeiros auxiliares, que tiveram ganhos mais expressivos e compensaram as perdas dos serviços de caráter presencial”, lembrou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Mas o avanço da vacinação permitiu a reabertura das atividades, embora a inflação elevada venha pesando sobre a atividade econômica brasileira.

“A reação dos serviços só veio mesmo em 2021. Havia um ‘delay’ para serviços e por isso essa escala maior de crescimento no ano passado”, completou Lobo.

Em dezembro, quatro das cinco atividades pesquisadas avançaram no mês sendo o maior impacto do setor de transportes, que cresceu 1,8%, ficando 9,8% acima do patamar pré-pandemia.

A atividade de transportes também foi o destaque no ano de 2021, com expansão de 15,1%, seguida por informação e comunicação, com crescimento de 9,4%. Com isso, ambas superaram as quedas de 7,6% e 1,6%, respectivamente, registradas em 2020.

Por sua vez, o índice de atividades turísticas cresceu 3,5% em dezembro frente ao mês anterior, acumulando avanço de 21,1% em 2021, impulsionado principalmente pelos ramos de transporte aéreo, hotéis, restaurantes, rodoviário coletivo de passageiros e locação de automóveis.

Apesar disso, o turismo ainda está 11,4% abaixo do patamar de fevereiro de 2020.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?