Por Bozorgmehr Sharafedin

LONDRES (Reuters) – Os preços do petróleo caíram cerca de 5 dólares o barril nesta segunda-feira, com os investidores depositando esperanças nos esforços diplomáticos de Ucrânia e Rússia para encerrar seu conflito, ao mesmo tempo em que um aumento nos casos de Covid-19 na China assustou os mercados.

O Brent caía 4,53 dólares, ou 4,02%, a 108,14 dólares por barril às 9h17 (horário de Brasília). O petróleo dos EUA recuava também mais de 4%, para cerca de 104 dólares por barril.

Ambos os contratos vinham subindo desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro, com alta de cerca de 40% no acumulado do ano.

Os negociadores ucranianos e russos devem conversar novamente nesta segunda-feira por meio de vídeo. Eles deram avaliações mais otimistas após as negociações do fim de semana, sugerindo que poderia haver resultados positivos em poucos dias.

“Além das novas negociações entre a Ucrânia e a Rússia, acho que novos lockdowns na China são o motivo de um início de semana negativo para o petróleo”, disse o analista do UBS Giovanni Staunovo.

A China, maior importador de petróleo bruto do mundo e segundo maior consumidor depois dos EUA, está assistindo a um aumento nos casos de Covid-19, à medida que a variante Ômicron, altamente transmissível, espalha-se para mais cidades, provocando surtos de Xangai a Shenzhen.

Os novos números diários de casos atingiram máximas de dois anos, com 1.437 novos casos confirmados de coronavírus relatados em 13 de março.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?