A bolsa brasileira recuou no último pregão de março acompanhando os principais índices dos EUA, enquanto os preços do petróleo caíram após os Estados Unidos anunciarem a liberação de barris da reserva e a Opep+ (Organização dos Países Produtores de Petróleo) divulgar um aumento na produção.

Por muito pouco o principal índice da Bolsa brasileira não terminou o mês no patamar dos 120 mil pontos. O Ibovespa fechou em queda de 0,22%, aos 119.999 pontos, após oscilar entre 119.999 e 120.879 pontos. O volume financeiro foi de R$ 28,5 bilhões. No mês, o índice registrou uma valorização de 6,06%.

No primeiro trimestre deste ano, o Ibovespa acumulou alta de 14,4%. O Ibovespa fechou em alta em 36 dos 63 pregões de 2022 realizados até esta quinta-feira. Para os analistas, o período foi importante para o índice se consolidar em um patamar “confortável”, depois de um ano ruim. Em 2021, a Bolsa acumulou perda de 12% e praticamente não passou pelo rali de final de ano, por conta de ruídos políticos e fiscais. Mas já era possível perceber uma maior entrada de capital estrangeiro.

As duas primeiras semanas de 2022 foram, sem dúvida, as piores para o Ibovespa no trimestre. O índice caiu nos três primeiros pregões do ano e no dia 5 de janeiro quase perdeu os 100 mil pontos (chegou aos 100.850), mas conseguiu resistir e não rompeu com o patamar psicológico. Naquele dia, a Bolsa fechou aos 101.006 pontos, menor pontuação do ano.

A partir de 11 de janeiro, o Ibovespa deu uma guinada e começou a emplacar um movimento de alta. O jogo virou, já que, no mesmo período, as Bolsas nos Estados Unidos passaram a operar em baixa. Para Juan Espinhel, o momento de virada do Ibovespa foi quando os países desenvolvidos se depararam com índices de inflação acima do esperado e perceberam que precisariam fazer ajustes mais agressivos nos juros. Por aqui, esse movimento já havia começado meses antes.
Refletindo os acontecimentos de Março, o Fundo de Investimentos em Ações Amaril Franklin, entregou resultado positivo de 4,83%, em função da grande participação de alguns papéis que compõe o Índice Bovespa

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?