Investing.com – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou uma alta de 1,62% em março, acima da previsão de 1,28%, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta manhã, 08. O resultado também é superior aos 1,01% prévios. É a maior taxa para o mês de abril desde 1994.

O IPCA anual acumulou alta de 11,30%, acima da expectativa do mercado de 10,93% e dos 10,54% apresentados anteriormente. É a maior taxa acumulada em 12 meses desde outubro de 2003.

A principal alta em março foi do setor de transportes, com elevação de 3,02%. Na sequência, veio o grupo Alimentação e bebidas, com 2,42%. Dos nove grupos analisados, apenas um teve queda, preços de comunicação, com recuo de 0,05%.

“O índice acima do esperado deve gerar uma maior pressão para o aumento da taxa de juros”, avalia Fabiano Braun, sócio da Matriz Capital.

“A leitura preliminar dos dados reforça a perspectiva de que a Autoridade Monetária terá que de fato subir a Selic também na reunião de junho, ou seja, teremos uma alta de 100 pontos base em maio, fazendo a Selic subir para 12,75% e mais outra de pelo menos 50 pontos em junho o que fará a taxa chegar em 13,25%”, acredita André Perfeito, economista-chefe da Necton Investimentos.

O último Boletim Focus – divulgado na semana passada devido à greve dos servidores do Banco Central, o que impediu a publicação da edição dessa semana – projeta uma taxa Selic em 13% no fim do ano.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?