KIEV (Reuters) – A Ucrânia deve enfrentar uma significativa insuficiência de instalações de armazenamento na temporada 2022/23 devido a uma queda acentuada nas exportações resultante da invasão pela Rússia, disse a consultoria APK-Inform.

Desde que Moscou lançou o que chama de “operação militar especial” na Ucrânia no final de fevereiro, o país foi forçado a exportar grãos por meio de trens na fronteira ocidental ou de seus pequenos portos no rio Danúbio, em vez de pelo mar.

A APK-Inform disse nesta terça-feira que as exportações da Ucrânia podem somar apenas 45,5 milhões de toneladas da safra recorde de 2021 de 86 milhões de toneladas, enquanto os estoques de grãos e oleaginosas no final da temporada atual podem atingir um recorde histórico de 21,3 milhões de toneladas.

“Esse volume é 4,2 vezes maior que o da safra anterior e não permitirá liberar uma parcela significativa das capacidades de armazenamento para a nova safra”, acrescentou.

A Ucrânia é geralmente um grande produtor global de grãos e oleaginosas, mas suas exportações caíram acentuadamente. O Ministério da Agricultura afirmou na semana passada que o país exportou 763.000 toneladas de grãos nos primeiros 29 dias de abril, contra 2,8 milhões de toneladas em abril de 2021.

A APK-Inform disse em um relatório que a Ucrânia pode colher 55,9 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas em 2022 e a insuficiência de armazenamento pode totalizar 16,3 milhões de toneladas.

Dados do escritório de estatísticas da Ucrânia mostram que a capacidade total de armazenamento do país é de 75 milhões de toneladas, o que inclui 44,5 milhões de toneladas detidas por produtores agrícolas.

Mas a consultoria disse que parte dessa capacidade está localizada na área de conflito e isso reduz o volume disponível para cerca de 61 milhões de toneladas, significando que 35% de sua capacidade já está ocupada pela safra 2021.

“Ao mesmo tempo, o ritmo da campanha de semeadura e as condições climáticas contribuem para aumentar as previsões de produção de grãos e oleaginosas na Ucrânia, o que complicará ainda mais a situação sem a venda adequada das reservas existentes”, afirmou a APK-Inform.

(Por Pavel Polityuk)

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?