O Ibovespa fechou em queda de 1,86% na sexta-feira (29), aos 107.876 pontos. O índice, com isso, acumulou queda de 10,10% em abril, a maior desde março de 2020, se distanciou da sua máxima no ano, que foi de cerca de 121 mil pontos, e interrompeu uma sequência de três meses de altas.

Em parte, tanto no dia quanto no mês, o índice brasileiro acompanhou o sentimento negativo provindo do exterior. Hoje, o Dow Jones, o S&P 500 e a Nasdaq recuaram, respectivamente, 2,77%, 3,63% e 4,17%. No mês, os três índices registraram quedas de 4,9%, 8,8% e 13,3%, na mesma sequência.

Para um conhecido gestor, o fator que levou à forte queda da Bolsa brasileira e das americanas é o fato de o mercado ter “se conscientizado de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) terá de subir o juros mais do que o antes esperado”.

“Hoje a precificação é de que haverá uma alta de 50 pontos na próxima reunião, sendo que até no começo do ano a expectativa era de 25 pontos. As declarações do presidente do Fed, Jerome Powell, e de outros diretores foram na linha de que será necessário um aperto na política monetária”, defendeu o gestor.

A guerra na Ucrânia continua pressionando o preço das commodities – nesta sexta-feira, inclusive, o barril Brent voltou a flertar com o patamar de US$ 110 após o discurso de que países europeus embargarão o petróleo e o gás da Rússia ganhar força. Do outro lado, os lockdowns na China, com a política de Covid zero, geram novos impactos na cadeia global de suprimentos, que também devem resultar em alta dos preços.

Novas altas dos preços, seja com o combustível mais caro ou com problemas logísticos mundiais, devem pressionar cada vez mais os bancos centrais. Estes, ao subirem juros, acabam cerceando o crescimento – e há quem fale já em recessão em várias economias importantes, principalmente para a Europa.
Diante destes e outros acontecimentos em Abril, o Fundo de Investimentos em Ações Amaril Franklin, entregou resultado negativo de 7,95%, em função da grande participação de alguns papéis que compõe o Índice Bovespa.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?