Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com – O IPCA-15 de junho apresentou uma alta de 0,69%, segundo dados do IBGE divulgados agora de manhã, 24. O resultado veio acima das expectativas do mercado, que previam uma alta de 0,62%, e do resultado prévio de 0,59%.

No acumulado anual, o IPCA-15 trouxe uma alta de 12,04%, também acima dos 11,98% esperados, mas abaixo dos 12,20% prévios.

Os dados do Boletim Focus estão defasados por causa da greve dos servidores do Banco Central., porém, no último dia 06, o BC divulgou resultados prévios sobre a previsão da inflação no país. De acordo com o números apresentados, a expectativa do mercado é que o IPCA fique em 8,89% em 2022.

Para Étore Sanchez, economista, apesar do resultado ter sido uma surpresa, a dinâmica inflacionária apresentou uma breve melhora. “Tivemos alívios além do esperado em alimentos, de forma disseminada, vestuários, que vinha surpreendendo sistematicamente para cima, e na higiene pessoal, cuja perenidade da queda é altamente questionável”, destaca o especialista.

“Ainda que os núcleos tenham mostrado avanço em 12 meses, de 10,1% para 10,4%, o ímpeto parece ter diminuído, o que eleva a perspectiva de que a queda do headline, pela mesma ótica, de 12,2% para 12,0%, pode de fato refletir que o pico inflacionário ficou para trás”, completa o economista.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?