BRASÍLIA (Reuters) – Monopólios como o da Petrobras (BVMF:PETR4) exploram a população, disse nesta terça-feira o ministro da Economia, Paulo Guedes, apesar de afirmar que não tem muito a falar sobre a política de preços de combustíveis pelo fato de a estatal ter governança adequada.

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Guedes se posicionou contra monopólios verticalizados e disse que uma desestatização no setor de petróleo não estaria relacionada a uma ideologia, mas à garantia de investimentos no setor. Guedes mencionou a atuação do governo nos últimos anos para privatizar companhias de distribuição de combustíveis, mas não foi específico sobre eventual venda da Petrobras.

“Não tem nenhum sentido você ter uma estatal monopolista verticalizada fornecendo commodities”, disse.

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) aprovou em junho recomendação da qualificação da Petrobras para estudos de avaliação para privatização.

Sobre a política de preços, diversas vezes criticada pelo presidente Jair Bolsonaro, Guedes justificou que a Petrobras é listada em bolsa, tem sistema de indicações de conselho e diretorias e tem governança adequada. Por isso, segundo ele, como ministro da Economia, não teria muito a falar sobre o modelo.

Em relação à chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Benefícios, que turbina benefícios sociais em ano eleitoral, Guedes disse que a proposta “foi um exercício de responsabilidade fiscal”.

O ministro ainda afirmou que Bolsonaro é um presidente popular, não populista. Segundo ele, o mandatário tem dado apoio a medidas fiscalmente responsáveis.

(Por Bernardo Caram)

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?