Projeção anterior da instituição era de que o saldo dos empréstimos bancários avançasse 7,2% neste ano. Em 2018, crescimento foi de 5,5%.

Por Alexandro Martello, G1 — Brasília

27/06/2019

O Banco Central baixou de 7,2% para 6,5% a previsão de crescimento do crédito bancário neste ano. A informação consta no relatório de inflação, documento divulgado nesta quinta-feira (27).

Em 2018, após dois anos de queda, o crédito bancário voltou a crescer. O volume total (estoque) atingiu R$ 3,26 trilhões, alta de 5,5%.

O BC informou nesta quinta-feira que a projeção de crescimento do crédito para pessoas jurídicas em 2019 caiu de 4,1% para 2,5%, enquanto a estimativa de expansão para o saldo das pessoas físicas foi mantida em 9,7%.

“A redução do crescimento do crédito para pessoas jurídicas foi motivada pela evolução modesta do crédito nesse segmento no segundo trimestre do ano (…) O desempenho do mercado de crédito a pessoas jurídicas reflete menor dinamismo da atividade econômica”, informou o BC.

Já a perspectiva de crescimento do crédito para pessoas físicas, segundo o BC, está em linha com a “manutenção de níveis confortáveis de inadimplência e de comprometimento de renda das famílias com serviços financeiros e consideram continuidade do crescimento das principais modalidades de crédito livre (veículos, crédito pessoal e cartão de crédito) em patamares próximo aos atuais”.

No acumulado de janeiro a maio deste ano, ainda segundo o BC, foi registrado um aumento de 0,9% no volume do crédito bancário, para um volume total de R$ 3,28 trilhões e, em 12 meses, a alta foi de 5,5%.

× Como posso te ajudar?